Escrevendo imagem // entrevista com yann beauvais //

No cinema narrativo/comercial se relega ao texto o papel informativo no qual o sentido predomina sobre a forma. O texto nesse cinema é um elemento semântico seja ele o roteiro, o letreiro, os créditos ou as legendas. Habitando este limite a .txt texto de cinema vem pesquisando os meandros desta relação da imagem sobre texto,  a imagem-texto na criação de suas peças. Na poesia a imagem/texto apareceu como questão destacada  no método ideogrâmico de composição próprio da poesia concreta.Ali se tencionava o aspecto simbólico do signo verbal o fazendo pulsar de modo icônico.

A poesia verbivocovisual  foi/é  a implementação do “instrumento ideográfico como processo mental de organização do poema” (Santaella, Lucia. Mnemozine, 2008). Na etimologia grega da palavra russa kinematografija, traduzida ao português por cinematografia, está contida a idéia de escrever ou desenhar o movimento. Assim tanto em russo quanto em grego escrevemos uma imagem. (Sanborn, Keith This Text which is not one: Tu, Sempre).Essa noção leva já de inicio a uma ampliação do entendimento do que é a imagem-movimento (escritura).

Que seria então o texto deste cinema de escrituras de movimentos ? Publicar essa entrevista com yann beauvais vem no sentido de encontrar caminhos dessa pesquisa de longa data (40 anos de cinemAtivismo) onde as relações possíveis entre imagem-movimento e texto transbordam gêneros e transgridem a teoria se transformando numa prática de escrever imagens.

Link para baixar a entrevista em português: https://www.academia.edu/9523102/Entrevista_com_yann_beauvais_por_.txt

Enlace para bajar la entrevista en español: https://www.academia.edu/9621770/Entrevista_con_yann_beauvais_por_.txt_español_

Link to download the interview in english: https://www.academia.edu/9540955/Interview_with_yann_beauvais_by_.txt

yann_beauvais_Spetsai
Frame de Spetsai, yann beauvais